segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Regulagem do Ponto ....

Manual da Máquina de Costura Vigorelli
Parte 3 - REGULAGEM DO PONTO
A tensão correta da linha  é importante porque ela afeta diretamente a qualidade dos pontos da costura.
Pouca ou muita tensão produzirá costura frágil ou franzirá o tecido.
Se a regulagem estiver correta a costura será perfeita.  Tanto a linha superior como a da bobina se entrelaçarão no meio dos tecidos e os pontos serão iguais tanto no avesso como na parte de cima, conforme esquema acima.

Antes de iniciar uma costura é recomendado sempre, fazer um teste, para checagem. Use uma amostra com os tecidos e a linha que será usada. 
Existem dois tipos de tensão: a superior (na agulha) e a inferior (na bobina).
Geralmente não será necessário alterar a tensão inferior, sendo suficiente a regulagem da tensão superior. Como fazer isso?


Se a tensão Superior estiver muito baixa, as laçadas aparecerão do lado do avesso (lado de baixo)  e a linha da bobina estará esticada, sem formar os pontos adequadamente.
Para solucionar o problema, aumente a tensão girando o botão do dispositivo de tensão para um número mais alto (gire o botão para a direita - ou para o lado da frente da máquina).

Se a linha superior parecer reta (esticada) e aparecerem laçadas na parte de cima do tecido,  isto indica que  a linha superior está com muita tensão.

Para solucionar, diminua a tensão girando o botão do dispositivo de tensão para um número menor (gire o botão para a esquerda, ou para o lado de trás da máquina).
Nos dois casos, muitas vezes é preciso paciência, pois será necessário repetir e testar o procedimento várias vezes.
Para conseguir um ponto perfeito, tenha o cuidado de regular corretamente a tensão. 
IMPORTANTE:
1 - Para cada tipo ou marca de linha a tensão deverá ser ajustada. Linha mais fina ou mais grossa requer nova regulagem.
Preferencialmente utilize o mesmo tipo/marca de linha tanto na bobina quanto na parte superior.
2 – Gire o botão do dispositivo de tensão para um lado ou para o outro, conforme a necessidade, lentamente e vá testando a cada alteração, até ajustar adequadamente a tensão.

Boas Costuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário